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Programação

Espaços para a convergência de diálogos, divulgação das culturas indígenas e uma grande variedade de olhares cinematográficos, com programação inteiramente gratuita para o público. 

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Jururã – O Espírito da Floresta

Sinopse:

A luta dos indígenas Xavante contra o extermínio e a expulsão de suas terras no interior do Brasil conduz o cacique e líder Mário Juruna à política. Chegando ao Parlamento, o único representante indígena no Congresso Brasileiro enfrenta, com os guerreiros da sua geração, a agressiva política de expansão agrícola do governo brasileiro. Seus parentes, filhos, tios e amigos de outros povos indígenas reconstituem pela memória oral a sua história, desde a expulsão de seu território nos anos 40 até a reintegração das terras ancestrais e a restauração de sua cultura. O filme “Juruna, o Espírito da Floresta”, sobre o cacique Mário Juruna e protagonizado por seu filho, Diogo Amhó, ganhou o prêmio Margarida de Prata, dado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a obras com “valores humanos, éticos e espirituais”.

Direção de: Armando Lacerda

Natural do Rio de Janeiro, Armando Lacerda, ingressou na Universidade de Brasília em 1971, onde se graduou em Comunicação – Jornalismo, Cinema e Televisão. Dirigiu e produziu filmes de curta e longa-metragem. Juruna, o Espírito da Floresta, recebeu o prêmio Margarida de Prata da CNBB (2008) e o de melhor documentário internacional do Festival de Viña Del Mar, no Chile, em 2010. Realizou ainda O Futuro e Eu – Tributo a Vladimir Maiakovski e Oscar Niemeyer (1998); Taguatinga em Pé de Guerra (1982) e Janela Para os Pirineus (1996), ambos premiados pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi produtor de O Evangelho Segundo Teotônio (1984), dirigido por Vladimir Carvalho, e diretor de produção de Céu Aberto (1985), dirigido por João Batista de Andrade. Entre 1996 a 2003, foi diretor da TV Câmara.

Duração: 80 min

Experiência Indígena Pngati Guarani Kaiowá

Sinopse:

Parte de um projeto para a documentação de ações de proteção e uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas, o filme retrata a experiência de uma comunidade guarani-kaiowá no enfrentamento a doenças e à pandemia de Covid-19, com o auxílio de rezas, ervas e plantas tradicionais do território.

Direção de: Michele Kaiowá

Formada em Direção pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ela pertence ao povo guarani kaiowá. Seu trabalho visa criar estratégias de resistência e existência para os povos indígenas do Mato Grosso do Sul (MS), fortalecendo a luta pelo território tradicional e pela democracia midiática. Participou do projeto Nhemongueta Kunhã Mbarete, trocas de vídeo-cartas com Graci Guarani, Michele Kaiowá e Patrícia Ferreira, Sophia Pinheiro, que foi comissionado pelo Instituto Moreira Salles durante a pandemia de Covid-19.

Duração: 12 min

Afluências

Sinopse:

Afluências nasce de uma pesquisa da diretora Iasmin Soares sobre afetividade e sexualidade de mulheres indígenas em retomada. O documentário é guiado por três histórias de mulheres indígenas em retomada, com locuções, poesia, e muitas emoções. Filme selecionado para o FeCCI Lab e finalizado durante o laboratório.

Direção de: Iasmin Soares

Iasmin Soares, mulher indígena em retomada da cidade de Santa Rita - PB. É jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba, realizadora audiovisual, pesquisadora de afetividade e sexualidade de mulheres não brancas, produtora de conteúdo e apaixonada por contar histórias.

Duração: 15 min

Febre da Mata

Sinopse:

O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca uma onça se aproxima e começa a esturrar assustada em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé retorna imediatamente para a aldeia e alerta seu povo do perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida que sua preocupação cresce. O fogo invade a floresta os animais fogem em busca de abrigo mas muitos não resistem e morrem.

Direção de: Takumã Kuikuro

É cineasta, membro da aldeia indígena Kuikuro, e atualmente vive na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu. Dirigiu o documentário As Hiper Mulheres (2011), junto a Leonardo Sette e Carlos Fausto. Teve filmes premiados em festivais como os de Gramado e de Brasília, e no Festival International Présence Autochtone (Festival Internacional Presença Indígena) da organização Terres en Vues, em Montreal. Em 2017, recebeu o prêmio honorário "Bolsista da Queen Mary University London". E foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília.

Duração: 8 min

Autodemarcação Já!

Sinopse:

Guiado pela forca ancestral de Karo Sakaybu, o maior guerreiro e criador do rio Tapajós e do povo Munduruku, o cacique Juarez denuncia as ameaças de vida pelas invasões de madeireiros e garimpeiros no território Sawré Muybu, ao mesmo tempo que une o seu povo na luta pela demarcação do território. As mulheres Munduruku são uma das principais forças nesta luta e encaram com coragem seus inimigos seja no território, nas ruas ou no Congresso. A autodemarcação passa a ser o único caminho, após a terra indígena ser reconhecida, mas não haver nenhuma ação do governo para demarcar ou coibir as invasões. “Porque nós não demarcarmos, já que a terra é nossa?”. A autodemarcação é cheia de desafios e confrontos, mas as guerreiras Munduruku estão na frente desta luta e expulsam seus invasores com coragem eresistência. Sawé!

Direção de: Aldira Akai Munduruku, Beka Saw Munduruku e Rilcelia Akay Munduruku | Coletivo Audiovisual Daje Kapap Eypi

Nós, o Coletivo Audiovisual Daje Kapap Eypi, somos jovens mulheres indígenas do povo Munduruku, realizadoras de filmes, áudios e vídeos que têm por objetivo registrar e divulgar as constantes invasões por madeireiros e garimpeiros ilegais em nosso território, TI Sawré Muybu, localizado às margens do rio Tapajós, Pará. O coletivo é chamado “Daje Kapap Eypi”, que significa “a passagem dos porcos”, por ser uma alusão a um lugar sagrado para o povo Munduruku. O nosso trabalho, portanto, tem o objetivo duplo de defender a nossa terra e de garantir a sobrevivência de nossos valores ancestrais, para a nossa geração e para os que ainda não nasceram.

Duração: 8 min

Tuã Ingugu (Olhos d’Água)

Sinopse:

Na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no Parque Indígena do Xingu, a água é tão antiga quanto os humanos e é a fonte da vida. É dali que vem todo o sustento dos originários, seu alimento, sua bebida, seu banho, sua alegria. A ideia de usar a água como lixeira, de envenenar a água, é uma distopia. Em Tuã Ingugu (Olhos D’Água) o cacique Faremá – da aldeia Caramujo, nas margens do rio Kuluene – nos conta sobre o nascimento da água e nos adverte sobre as consequências de desrespeitá-la.

Direção de: Daniela Thomas

Daniela Thomas nasceu no Brasil em 1959, e trabalha e vive em São Paulo. Em 2016, Thomas foi responsável pela direção artística da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas do Rio. Seu primeiro filme solo foi "Vazante", um drama histórico sobre a escravidão no Brasil em 1820. O filme estreou na 67° edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Seu último filme, "O Banquete", foi filmado em 2018.

Duração: 11 min