Accessibility Tools

Amazônia Viva no FeCCI: uma experiência imersiva na maior floresta tropical do mundo, guiada pela cacica Raquel Tupinambá​

Unir, integrar pessoas comuns e de diversos lugares do mundo aos povos indígenas, comunidades locais, ambientalistas, gestores públicos e cientistas pela restauração e conservação da maior floresta tropical do mundo é uma das estratégias inovadoras e propostas em “Amazônia Viva”, novo filme de Estevão Ciavatta. 


Com nove minutos de duração, o filme em realidade virtual “Amazônia Viva” é uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360º para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximá-la cada vez mais das pessoas. 


A cacica Raquel Tupinambá – da comunidade de Surucuá, onde também é importante liderança indígena – faz as honras da casa e guia o espectador durante a viagem virtual totalmente interativa por um dos biomas mais importantes, bonitos e, infelizmente, ameaçados pela ação do homem. Durante o trajeto, o público terá a sensação de estar fisicamente na região; sentirá toda a energia ao ver as belezas e também ouvir os sons da floresta – o nascer do sol, o cantar dos pássaros, o balançar das folhas, o movimento das águas do rio – e desfrutará realmente de todas as sensações que uma experiência 3D pode proporcionar. 


A direção e o roteiro são de Estevão Ciavatta, produção da Pindorama Filmes e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS).  


AGENDA


O filme estará no Festival de Cinema e Cultura Indígena no foyer do Cine Brasília, com horários das 14h às 22h.

As exibições acontecem nos dias 03/12, 04/12, 09/12, 10/12 e 11/12